quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Controle de temperatura com Dimmer

O professor pediu para os alunos fazer um projeto que controlasse temperatura usando o dimmer que montamos semestre passado, o projeto esta bem porém teve algumas mudanças, não vou detalhar exatamente tudo nesse post porque o post do dimmer esta com grande parte das coisas que vou postar.

Placa feita no Proteus 8:
Pra quem já mexeu no Proteus versão 8 sabe que ele "sincroniza" o esquema com a placa.

Problemas enfrentados:
Bem eu tinha seguido exatamente o mesmo esquema da placa do semestre passado, só que dessa vez em vez de fazer duas placas fiz tudo em uma.

Tentei usar o modulo Wifi ESP8266 junto com o dimmer porém se você usar delay junto com o dimmer ele entra em conflito com o contador de zero da rede e precisa de uma fonte externa de 3.3v pois a do Arduino Nano não da conta.

No inicio estava tudo certo porém não funcionava a parte do moc em diante, ai fiz os seguintes procedimentos:

Teste de Triac:
Fonte: Newton C. Braga 

Meu triac que é o BTA12-600 passou no teste.

Teste de Moc:
Fonte: Eletrônica São Bento 

  Meu moc que é o MOC3021 passou no teste.

Então a única coisa que poderia ser era o Arduino, coloquei um resistor menor e funcionou, suspeito que seja a versão do software do Arduino.

Placa pronta para soldar e em seguida completa:




Aprendi a fazer essas placas com o Ricardo do Engenharia Caseira, recomendo e quem quiser que eu grave eu fazendo uma placa só mandar mensagem.

Ainda não vou postar a programação porque ela ainda não esta perfeita, ela ficando completa ela será postada aqui.

Recomendo que não coloquem o módulo Wifi nesse projeto pois no meu caso não deu certo, logo postarei um vídeo mostrando o projeto em funcionamento. Muito Obrigado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário