sábado, 16 de junho de 2018

Controle PID em uma carga de CA - Parte 1

Galera blz? Anderson aqui novamente, e no dia dessa postagem trago aqui para vocês um controle PID que fiz para controlar meu esterilizador, o projeto inicialmente foi proposto pelo professor, que seria implementar um PID do semestre passado, e no semestre passado eu usei esse mesmo esterilizador, só que era on/off, eu tinha um LM35 e faltando 10 graus para chegar no set-point ele desligava e ficava por assim mesmo, só que dessa vez eu quis aprimorar e o resultado foi muito agradável.

Mudanças:
1 - O que foi mudado no projeto anterior foi o sensor que antes era um LM35 e agora é um termopar tipo K, usei ele porque o esterilizador chega a mais de 300ºC e o LM35 não aguenta.

2 - Usei um potenciômetro em vez de botão para controle de set-point, mas deixei lugar para colocar botão.

3 - Deixei uma parte para conexão do Bluetooth, e 2 Leds a mais, mas isso foi opcional.

Cálculos iniciais:
Eu abri o forno para ver o que controlava a temperatura, tinha uma espécie de potenciômetro e as resistências que medi com o multímetro, o valor foi de aproximado 20 Ohms e a rede elétrica da minha casa é 127 volts, usando a formula das leis de Ohms U = R*i, temos i =  6,35 Ampere, escolhi o BTA 12-600 porque suporta 12 Ampere e 600 volts e não é caro aqui em Campinas, o circuito eu usei os do post anterior basicamente, só troquei o LM35 pelo termopar tipo K e os botões pelo potenciômetro.

Placa:

Como podem ver usei uma placa universal, porque estava em cima da hora e eu estava sem tinta kkkkk, na parte do contador de zero e moc3021 foi exatamente igual, já o termopar foi a grande modificação, e a fonte de 5v que sucateei de um carregador velho, tem dois leds tbm que não defini o que pode ser mas serve pra indicar se esta ligado ou se esta na temperatura ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário